Monte Nebo: por que Moisés viu a Terra Prometida, mas não entrou nela

Monte Nebo | Israel 2025 — thumbnail do vídeo

E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3.14-15 (ACF)

Há dois episódios na Bíblia que falam sobre quando faltou água no deserto. Nos dois, Deus fala com Moisés sobre uma rocha. Na primeira vez, a instrução é bater na rocha. Na segunda, a instrução é falar à rocha. A primeira descrição está em Êxodo 17. A segunda está em Números 20. Essas duas cenas, separadas por décadas de peregrinação, explicam por que um homem chega à porta da promessa e não entra nela.

Mas antes de chegar nessas duas rochas, existe um monumento que precisa ser olhado de frente: uma serpente de bronze enrolada em uma haste, erguida nos dias da peregrinação do povo no deserto, para que todos que olhassem para ela fossem curados. As serpentes tinham sido liberadas por conta da rebelião do povo. E ao olhar para aquele símbolo, as pessoas eram saradas. Em João 3, Jesus vai dizer que assim como Moisés ergueu a serpente de bronze, o Filho do homem seria levantado.

Da cura à idolatria: quando um símbolo de Deus vira abominação

Jesus era a tipologia, a representação do que seria o Calvário. Quando alguém conseguia ver aquela serpente erguida, recebia cura e libertação. Ao olhar para a cruz, somos sarados. Mas anos depois, décadas depois, passaram gerações, e aquilo que foi símbolo de cura se tornou símbolo de idolatria. É incrível que esse monumento, esse elemento representativo, tenha virado objeto de adoração numa outra geração e tenha se transformado em abominação.

É incrível como movimentos criados por Deus podem se demonizar. É incrível como Deus faz uma coisa numa geração e, passadas gerações, aquilo se torna algo demoníaco, algo que, ao invés de fogo de Deus, traz fogo estranho.

Isso aconteceu com o movimento dos fariseus, que nasceu num ambiente de zelo e se tornou posteriormente maquiagem religiosa, hipocrisia, religiosidade vazia. Isso aconteceu com Gideão, que libertou o povo e depois fez a sua estola sacerdotal, transformando um símbolo de libertação num objeto de tropeço. Isso aconteceu com Éfeso, quando Deus falou: volta pro primeiro amor. Vocês perderam a paixão. Vocês fazem a obra de Deus e esqueceram do Deus da obra. Volta, lembra-te de onde caíste.

Um movimento nascido de Deus não tem garantia automática de permanência. O que cura numa geração pode virar ídolo na seguinte. Não é o objeto que muda. É o coração de quem olha para ele.

Refidim: quando o lugar do descanso se torna campo de batalha

Voltando ao Monte Nebo, onde essa reflexão acontece: a primeira manifestação, o primeiro momento em que faltou água, trouxe contenda. O povo começou a murmurar. Deus disse: Moisés, bate na rocha. E ali surgiram os nomes Massá e Meribá. A grande fonte brotou, eles beberam, mataram a sede. Mas o contexto importa: eles estavam indo para Refidim, e Refidim é o lugar do descanso.

E foi exatamente ali, no lugar do descanso, que surgiram os amalequitas e atacaram Israel. Os amalequitas vieram como que atraídos pela murmuração, pelo ressentimento, pela amargura do povo. No lugar do descanso, Amaleque ataca. Se você for observar com atenção, descanso, ou cansaço, e Amaleque sempre têm uma correlação. O povo ficou fadigado perseguindo Amaleque na questão de Davi. E Moisés ficou cansado em cima do monte, com as mãos erguidas, e quando ele baixava as mãos, Amaleque prevalecia. Foi preciso que Arão e Hur sustentassem suas mãos.

Amaleque ataca no lugar do descanso. Quando não guardamos os nossos corações, a recompensa da murmuração é sempre mais luta, mais sofrimento, mais dores. A passagem de 1 Coríntios 10 diz que, por conta da murmuração do povo, eles atraíram para si o destruidor. É como se tivessem aberto um portal para que opressões viessem por conta das lamúrias, dos queixumes, das murmurações.

Isso acontece mais do que estamos dispostos a reconhecer. Essa é uma guerra recorrente que atraímos para nós através da queixa. Através da queixa.

A segunda rocha: quando bater no lugar de falar custa a promessa inteira

O segundo episódio das águas surge por volta da entrada na Terra Prometida. A descrição do que aconteceu está registrada em torno do capítulo 20 de Números, e fala da razão pela qual Moisés não entrou na terra. Dessa vez, Deus tinha instruído que ele falasse à rocha. Da primeira vez, a ordem foi bater na rocha e a água brotaria. Agora, a ordem era falar à rocha.

E falar à rocha significa algo específico, porque a rocha, segundo a descrição de Paulo em 1 Coríntios 10, é a representação de Cristo. A passagem sobre a jornada do povo era pedagógica. Eles andavam de acampamento a acampamento. Foram 42 vezes que levantaram acampamento e depois pararam, e cada passagem era uma estação de aprendizado. Eles estavam ali num treinamento, numa faculdade, numa pós-graduação, num doutorado. E quando não aprendiam a lição, voltavam para aquele mesmo lugar.

Por isso passaram 40 anos ali, voltando para o mesmo lugar, andando em círculos, porque não conseguiam aprender as lições necessárias para o treinamento que Deus estava dando a eles, para se tornarem os donatários, os proprietários da terra prometida. Andaram em círculo e uma geração inteira morreu no deserto. Moisés, no Salmo 90, faz essa descrição de como foi ser testemunha de uma geração inteira morrendo no deserto. Todos morreram. Ele enterrou todo mundo.

Imagine Moisés enterrando todos os que estavam vivos quando saíram do Egito. Uma nova geração surge, e essa geração vai possuir a promessa. E apesar de ver a terra prometida, Moisés não vai alcançá-la.

Moisés não vai chegar nela porque se irou, se deixou levar, comprometeu o seu coração e feriu a rocha uma outra vez. A rocha é a representação de Cristo. Toda a descrição de 1 Coríntios 10 fala sobre o batismo, sobre como o povo foi batizado. É a descrição de uma jornada espiritual em que Moisés falha exatamente no ponto final. Por isso, ele vai ter o cumprimento da sua promessa apenas parcialmente.

O ponto que muda tudo: propósitos parcialmente cumpridos

Muitos de nós temos um chamado para cumprir nessa vida. E quando desobedecemos, quando cometemos erros críticos, ficamos impedidos de potencializar a nossa vida para alcançar o máximo que ela poderia gerar. Ficamos comprometidos no sentido de que não vamos alcançar a totalidade da terra prometida que Deus nos oferece.

O fato é que Moisés viu a terra, mas quem entrou na terra foi Josué. O fato é que Moisés viu a terra, mas passou o bastão para uma próxima geração, porque foi incapaz de lidar com os seus sentimentos. Ele era o homem mais manso da terra. A fraqueza dele foi exatamente onde ele era mais forte. Ele caiu justamente onde era melhor. A Bíblia diz que ele era o homem mais manso de toda a terra, e foi justamente nesse ponto que falhou. Ficou irritado e bateu na rocha.

A descrição do que acontece depois disso está no capítulo 34 de Deuteronômio, que narra a subida de Moisés das campinas de Moabe ao Monte Nebo, ao cume do Pisga, de frente para Jericó. O guia da viagem informou que dali até Jericó são 27 quilômetros. E o Senhor mostrou a Moisés toda a terra, de norte a sul, até o mar ocidental, que é o mar Mediterrâneo, até a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras. Deus disse a ele que aquela era a terra prometida sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, e que ele a estava fazendo ver com os próprios olhos, mas que não iria entrar ali.

Moisés morreu naquela terra, servo do Senhor, e foi sepultado num vale, sem que ninguém até hoje soubesse o lugar exato da sua sepultura. Tinha 120 anos quando morreu. Não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor. O povo o chorou por 30 dias nas campinas de Moabe. Josué, cheio do espírito de sabedoria porque Moisés impôs as mãos sobre ele, assumiu a liderança. E o texto de Deuteronômio registra que nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, com quem o Senhor tratou face a face, considerando todos os sinais e maravilhas que operou diante de faraó, de todo o Egito e de todo o Israel.

Ali termina o Pentateuco. Os primeiros cinco livros da Bíblia se encerram com a morte de Moisés, e um novo começo surge a partir de Josué.

O que faz com que um propósito seja apenas parcialmente cumprido

A Bíblia fala de uma colheita de 30, de 60 e de 100 por um. E como isso serve de número de explanação, de exemplificação, pode ser 10 por um, como pode ser 50 por um. Podemos viver a nossa vida maximizando-a ou diminuindo-a. Podemos até ver a promessa, mas chega a hora de passar o bastão para alguém que vai seguir aquilo que começamos. Isso é legado, isso é lindo. Mas no caso de Moisés havia uma frustração real. E estamos falando de Moisés, o maior nome do judaísmo. Decisivamente, Moisés e Davi são as grandes figuras do Antigo Testamento, junto com Elias, que foi a representação de todos os profetas no monte da transfiguração.

Feche os olhos por um instante e pense: você está em Cades-Barneia, pronto para entrar na terra, e tem uma lição para aprender. Deus lhe dá uma instrução, e essa instrução precisa ser seguida à risca. A rocha não pode ser ferida duas vezes. Agora é falar, não é mais bater.

Às vezes aprendemos coisas na religião e simplesmente repetimos ou reproduzimos coisas sem sentido, como Neustã, a serpente de bronze. Sim, a serpente de bronze se torna Neustã, uma abominação. O que na sua vida pode virar uma abominação? O que pode impedir você de ocupar o espaço, o lugar na terra prometida que lhe foi destinado?

Esse é o momento de reflexão. A jornada começa no vale do Jaboque. Você veio a essa jornada espiritual para aprender coisas, porque sem elas vai andar em círculos de novo. Vai enfrentar as mesmas batalhas outra vez. E, como o povo no deserto, você pode morrer ali sem cumprir o seu chamado maior, sem fazer as coisas grandiosas para as quais Deus o chamou, ou cumprindo apenas parcialmente. Isso não significa ir para o inferno. Não é nada disso que está sendo dito. Estamos falando de minimizar a própria existência, fazer com que ela seja inferior em termos de realizações para as quais você nasceu.

Existem coisas chamadas para você realizar, conforme Paulo escreve aos Efésios, capítulo 2: ele preparou as boas obras de antemão para que andássemos nelas. E esse é o momento pedagógico de escolhas. Quais encruzilhadas aparecem no seu caminho? O caminho que você tomar vai definir se aquilo que você decidiu vai lhe levar a uma colheita de 100 por um, ou apenas de 20 por um.

Uma vida inesquecível não é uma vida sem erro, é uma vida entregue até o fim

Estamos falando de ter uma vida que torna você inesquecível. Não porque você machucou os outros, não porque você tomou o que era de outros, não porque de alguma maneira você cometeu equívocos como ferir a rocha, mas porque você abençoou tanto a sua geração, fez tantos discípulos que levam consigo o seu legado, foi tão generoso e usou os seus dons de maneira tão profícua, tão poderosa, que se tornou essa pessoa que não consegue ser esquecida, que sempre será lembrada.

Moisés é esse homem que não pode ser esquecido. O Monte Nebo é um lugar consagrado a ele, ali na Jordânia. Ele é lembrado por civilizações inteiras, por povos, por religiões. É celebrado como um grande homem que viveu. Mas Moisés não pôde entrar na terra prometida que ele viu.

A pergunta não é se você vai ver a promessa. É se você vai entrar nela, ou se vai apenas contemplá-la de longe, no ponto exato em que a rocha, ferida uma segunda vez, cobrou o preço de uma vida inteira de fidelidade.

A oração no Monte Nebo

Ali, no lugar consagrado a Moisés, a celebração se converte em oração. Celebra-se a vida e o legado de Moisés, mas sobretudo celebra-se Jesus, que se levantou, ou foi levantado, para que ao olharmos para ele naquela cruz pudéssemos ser perdoados, redimidos, transformados, curados. Celebra-se Jesus que se tornou a maldição, a serpente de bronze, mas sem transformar esse sacrifício numa religião morta de idolatria.

A oração pede que se lide com as queixas, com as murmurações que atraem o destruidor, que atraem os amalequitas cheios de amargura e de raiva. Pede que se lide com o cansaço, que se aprenda a descansar na pedra, assim como Moisés se sentou na rocha enquanto Arão e Hur sustentavam as suas mãos. A pedra os perseguia. É a pedra cortada sem auxílio de mãos que derrubou a estátua dos gentios. A pedra, a rocha eterna, sobre a qual aquele que cair será despedaçado, e sobre quem ela cair se tornará pó. Jesus, a rocha eterna, a pedra angular.

Ali se faz um pacto de legado: ir até o fim, não apenas ver a terra, mas ocupá-la, viver e morrer plenos, com a certeza de que tudo que deveria ter sido feito foi, enfim, realizado. Não morrer precocemente, não deixar de cumprir cada um dos dias, entregar tudo o que se recebeu para a própria geração e para as próximas.

Duas palavras são liberadas nessa oração. Primeiro, quebrar toda interrupção na vida, ancorada na promessa de ser saciado de longevidade e ver a salvação de Deus. Moisés morreu aos 120 anos, farto de dias, com a visão clara, com saúde e vigor. O pedido é poder carregar esse manto, esse legado, de viver todos os dias com força, vigor e visão, quebrando o poder da doença, da interrupção, dos ataques contra a vida, liberando restauração física e emocional.

Segundo, um alinhamento com os planos de Deus, abraçando as frequências dos céus, com o coração conectado ao propósito, deixando o engano, deixando todo peso e embaraço, como escreve o autor de Hebreus, e correndo com paciência a corrida que está proposta, olhando para o autor e consumador da fé, Jesus. Uma aliança de andar nos caminhos de Deus, seguir os seus passos, viver o seu propósito.

Para acompanhar essa reflexão completa, direto do Monte Nebo, assista ao vídeo na íntegra e ouça também o episódio no podcast de Bispo JB Carvalho.